segunda-feira, 19 de outubro de 2009

much outdated style

Quase desconhecido no Brasil, Nick Drake produziu vários discos que chamam a atenção pela beleza singular. O cantor também é reconhecido como um dos grandes nomes do folk rock inglês, além de ser citado como influência por diversos letristas da nova geração.
Drake é constantemente comparado a Van Morrison, mas foi muito mais influenciado pelo cantor Donovan, principalmente em seu estilo de cantar, nas fortes melodias e no arranjos acústicos que ele ajudou a disseminar entre vários cantores, de vários estilos. Muitas de suas canções são extremamente melancólicas, tratando de amores perdidos, mortalidade e assuntos depressivos. Talvez por isso, o cantor só começou a ser reconhecido pelo seu trabalho depois de morto.
Os motivos para Nick Drake não ter feito tanto sucesso, foi, em parte, a sua relutância em fazer shows ao vivo, ainda assim, foi durante uma destas poucas apresentações que um integrante da banda Fairport Convention viu Drake e o recomentou ao produtor Joe Boyd. Boyd já trabalhava com outros artistas folk e pediu que Drake enviasse uma de suas gravações. Impressionado com o material, Boyd ofereceu um contrato pra Drake em 1968, quando o músico tinha apenas 20 anos.
Seu primeiro disco, Five Leaves Left, foi lançado no ano seguinte e, de acordo com a crítica especializada, é apenas o primeiro exemplo de trabalhos impressionantes e bem feitos. Junto ao baixista Danny Thompson, Drake criou atmosferas assustadoras, as vezes usando cordas barrocas para modificar seus arranjos.
Em seu segundo disco, Bryter Later, de 1970, Drake arrisca-se um pouco mais, deixando a simplicidade de lado e apostando em arranjos com traços do jazz, sendo ajudado nisso pelo pessoal do Fairport Convention.
Nenhum dos dois trabalhos venderam bem e Drake sentiu o baque e entrou em forte depressão, o que o deixou incapacitado para escrever, trabalhar, ou até mesmo andar e falar. Ainda assim, Drake conseguiu trabalhar em mais um disco, Pink Moon, lançado em 1972, considerado um dos discos mais diretos da história do rock, por desnudar os problemas vividos pelo vocalista de forma direta, sem muitos rodeios.
Drake ainda gravou mais algumas canções antes de sua morte, mas não completou um disco. As canções, e outras inacabadas, foram lançadas em uma coletânea chamada Time of No Reply
O cantor passou seus últimos anos enfrentando problemas psiquiátricos e acabou sendo hospitalizado por várias semanas. Ele raramente fazia apresentações ao vivo e, em determinado momento de sua vida, afirmou que nunca mais gravaria uma canção novamente, apesar de continuar escrevendo para outros artistas. Em 26 de novembro de 1974, Drake morre na casa de seus país devido a uma overdose de antidepressivos. A imprensa e a polícia especularam, na época, se havia sido suicídio, inclusive alguns de seus familiares pensaram na hipótese.
Drake morreu antes da hora, assim como vários poetas do século 19, mas hoje é influência para diversos letristas da nova geração.
http://discografiananet.blogspot.com/



Nick Drake - Five Leaves Left (1969)
http://sharebee.com/9f67f7bc

Nick Drake - Bryter Layter (1970)
http://www.megaupload.com/?d=U432TQVM

Nick Drake - Pink Moon (1972)
http://www.mediafire.com/file/mnmadmduyxm/ND_PM.zip

Nenhum comentário:

Postar um comentário